A pasteurização é um processo de variação de temperatura realizado em alimentos, com o objetivo de destruir microrganismos patogênicos que possam estar na composição do produto alimentício.
Pasteurização (80ºC/15min.)
A esterilização e a pasteurização são os dois tipos de processamentos térmicos mais utilizados pela indústria alimentícia. A técnica passa por três períodos distintos: aquecimento, arrefecimento e tempo de exposição. ... A pasteurização é responsável pela destruição dos microrganismos patogênicos presentes nos alimentos.
Relembre que existem três tipos de pasteurização: a lenta, realizada a temperatura de 65 ºC durante 30 minutos, utilizada para o leite de cabra; a rápida, realizada a temperatura de 75 °C durante 15 a 20 segundos, utilizada para os leites dos tipos A, B e C, vendidos em sacos plásticos; e a muito rápida (UHT) já ...
Louis Pasteur Pasteurização/Inventores
A pasteurização pode ser feita através de dois métodos: Pasteurização rápida, que consiste no aquecimento do leite a 72oC a 75oC durante 15 a 20 segundos, ocorrido em um trocador a placas. ... Pasteurização lenta, que consiste no aquecimento do leite a 62oC a 65oC, durante 30 minutos.
Os dois métodos de pasteurização tem um único objetivo: eliminar todos os microrganismos patogênicos do leite. Após a pasteurização, o leite é resfriado imediatamente, sendo levado a uma temperatura de 2oC a 4oC em menos de 10 segundos.
A pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microrganismos que podem causar doenças no homem. Pasteurização: consiste no tratamento térmico do leite a uma certa temperatura (71 a 75ºC), inferior ao ponto de ebulição, durante um determinado tempo e resfriá-lo imediatamente.