1. Omulu. Orixá De Umbanda Sagrada, Trabalha na linha de Obaluaiê é o Senhor do conhecimento e também da cura.
Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.
Exu Caveira [ Sergulath ], exu ligação e oRganizador de Omulú, tem em especial poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as artimAnhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos.
16 de agosto Mesmo tendo o 16 de agosto como dia maior de homenagens a São Lázaro/Omolu/Obaluaê costuma-se, na Bahia, lotar a igreja do mencionado santo na última e na primeira segunda-feira do ano.
Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade. ... Além dessa imagem, Omolu também é reconhecido pelos nomes de Obaluaiê e Xapanã.
Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.
Qualidades do Orixá Omolu / Obaluaiyé