substantivo masculino Ave passeriforme da família dos trogloditídeos, que canta maviosamente, mas só enquanto constrói o ninho, e que, segundo a lenda, traz sorte a quem o possui, empalhado.
Uirapuru em tupi-guarani pode significar literalmente: ¨ave voraz¨ ou ¨ave enfeitada¨.
Etimologia. "Uirapuru", "irapuru", "guirapuru", "virapuru", "arapuru" e "irapurá" provêm do tupi wirapu'ru. "Tangará" provém do tupi tãga'rá. "Rendeira" vem de "renda", "tecido".
ui·ra·pu·ru ru. [Brasil] Passarinho que, segundo a lenda, traz sorte ao seu possuidor.
Uirapuru é um ser mitológico, descrito como homem transformado em pássaro que os índios brasileiros consideram o rei do amor.
Chamado de "O Espírito do Trovão", Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal.
Significado de Açu adjetivo [Brasil] Radical de origem tupi, com função adjetiva, que significa grande e figura em palavras compostas, como, por ex., capim-açu, jiboiaçu etc.
Características gerais do uirapuru O uirapuru-verdadeiro é vermelho escuro, quase cor de telha, com marrom; alguns indivíduos de outras espécies são cinza com o peito branco; alguns têm o corpo preto e a cabeça totalmente amarelada e outros tantos têm o corpo avermelhado e uma espécie de capa preta.
É nativo da América do Sul - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, - podendo ser encontrado em quase toda a Amazónia brasileira, excepto no alto Rio Negro e na região oriental do Rio Tapajós.
Uirapuru-verdadeiroReino:AnimaliaOrdem:PasseriformesFamília:TroglodytidaeGénero:CyphorhinusEspécie:C. aradus