Este ano é indicado o livro do Deuteronômio. ... Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa "segunda lei". O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.
Jesus usou versículos de Deuteronômio para livrar-se das tentações de Satanás (ver Deuteronômio 6:13, 16; 8:30; Mateus 4:1–11) e para explicar qual era o maior de todos os mandamentos da lei (ver Deuteronômio 6:5; Mateus 22:36–38).
O termo Devarim (Palavras) vem da primeira sentença do livro ( "Elleh ha-devarim" Estas as palavras), e é o costume judaico dividir seus livros e citar como nome do capítulo o nome de sua primeira palavra.
Deuteronômio é citado mais de cem vezes no Novo Testamento.
Êxodo é o nome dado para a saída de um grupo de pessoas ou toda uma nação de uma região para outra. O êxodo pode ser considerado um sinônimo de emigração, pois também está relacionado com a ação de deslocamento de um grupo de pessoas de sua terra natal para uma localidade estrangeira.
História. Desde que as evidências foram apresentadas pela primeira vez por W.M.L de Wette em 1805, os estudiosos aceitam que a porção central do Deuteronômio foi composta em Jerusalém no século VII a.C., no contexto das reformas religiosas propostas pelo rei Josias (r. 641-609 a.C.).
Vayikrá é chamado comumente de Levítico pela tradição ocidental e trata-se do terceiro livro da Torá (ou Pentateuco), que contém diversas instruções divinas atribuídas a Moisés e dadas aos israelitas, especialmente aos da tribo de Levi, encarregados dos serviços religiosos, quanto a praticas legais, morais e ...
Deuteronômio ou Deuteronómio (do grego Δευτερονόμιον, "Deuteronómion", "Segunda lei""; em hebraico: דְּבָרִים, Devārīm, "palavras [ditas]") é o quinto livro da Torá, a primeira seção da Bíblia hebraica e parte do Antigo Testamento da Bíblia cristã.