1. Que comuta. Aquele em que se recebe o equivalente do que se dá.
A propriedade comutativa é uma regra matemática que determina que a ordem em que multiplicamos os números não altera o produto.
Classifica-se como comutativos os contratos onerosos em que haja correspondência, próxima ou precisa, entre as prestações dos contratantes [9]. Neste caso, "as prestações de ambas as partes são de antemão conhecidas e guardam entre si uma relativa equivalência de valores" [10].
Comutatividade é uma propriedade de operações binárias, ou de ordem mais alta, em que a ordem dos operandos não altera o resultado final. ... E mesmo na aritmética existem exemplos de operações que não são comutativas, como a subtração e divisão.
Os contratos comutativos apresentam grande semelhança com os contratos bilaterais. ... O aleatório, por sua vez, é o contrato em que as prestações de uma ou de ambas as partes são incertas, por que sua quantidade ou extensão está na dependência de um fato futuro e imprevisível e pode redundar em perda ou lucro.
⇒ Propriedade Comutativa: a ordem dos fatores não altera o produto (resultado). No exemplo abaixo, – 3 e + 5 são os fatores. ⇒ Propriedade Associativa: A associação dos fatores não modifica o produto. Os fatores no exemplo a seguir são: - 3, + 5 e - 2.