Portanto, a comunidade cristã se caracteriza pela comunhão de batizados que formam uma Paróquia. ... Ela é lugar de vida, espaço onde pessoas marcadas por virtudes e fragilidades buscam viver a fé, testemunhar o batismo, praticar o bem e a justiça, em comunhão com as demais comunidades e/ou Paróquias.
A CCSh define-se como um "vocação" a cujo "chamado" responde-se por meio de um tripé: contemplação, unidade e evangelização, sendo por meio do primeiro ele- mento desse tripé (a contemplação) o meio através do qual seus membros "trans- mitem a paz aos homens", pois os faz "impregnados da Paz que é dada pelo cora- ção ...
Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.
Definiu-se três áreas de missão: Cristo e a realidade social, Cristo e a cultura, Cristo e a vida cotidiana.
A mensagem inicial do Evangelho foi espalhada oralmente, provavelmente em aramaico. Os livros do Novo Testamento Atos dos Apóstolos e Epístola aos Gálatas registam que a primeira comunidade da igreja cristã foi centrada em Jerusalém e tinha entre seus líderes Pedro, Tiago, João, e os apóstolos.
As comunidades são frutos da RCC (Renovação Carismática Católica) e se diferenciam pelos carismas específicos de cada uma. As atividades são regidas conforme a doutrina da Igreja Católica e, após período de acompanhamento da diocese, podem receber ou não o reconhecimento oficial como Comunidade.
Neste sentido Gaudium et Spes nos oferece uma definição do bem comum. Ele é: "o conjunto das condições da vida social que permitem, tanto aos grupos como a cada membro, alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição".
A Igreja é "o povo que Deus convoca e reúne de todos os confins da Terra, para constituir a assembleia daqueles que, pela fé e pelo Batismo, se tornam filhos de Deus, membros do Corpo de Cristo e templo do Espírito Santo".