ber·ma |é| Caminho à beira de um canal. 3. [Portugal] Superfície da via pública, à direita da faixa de rodagem , destinada à paragem ou à passagem de veículos em caso de emergência. (Equivalente no português do Brasil: acostamento.)
O mesmo que acostamento. O termo berma é usado no português europeu para designar o acostamento de uma estrada ou rodovia.
No Brasil, a berma é chamada de acostamento e tem seu uso destinado à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.
A berma funciona como uma barreira física e estética entre o céu aberto e as áreas residenciais vizinhas da cidade. Além de uma barreira visual, o talude é ajardinado com vegetação mista para fornecer uma "cara" verde às operações de mineração.
Grande parte do movimento de material de uma praia ocorre entre as barras submarinas, também chamadas de bancos de areia ou cristas, e a berma. Estas barras são produtos de erosão, pois a ação violenta das ondas corta a parte anterior da berma e deposita tal material a certa distância da costa.
18 – Bermas de Equilíbrio: são aterros laterais aos taludes para equilibrar o peso exercido pelo maciço do aterro principal. Visam impedir o expurgo de solos moles além dos offset's.
São plataformas longitudinais (degraus) entre os taludes de corte ou de aterro. As bermas têm o objetivo de melhorar a estabilidade de taludes e de facilitar a instalação do sistema de drenagem superficial.
17 – Banquetas: é o deslocamento de taludes com o motivo de impedir a erosão devido ao acumulo de águas pluviais. ... 18 – Bermas de Equilíbrio: são aterros laterais aos taludes para equilibrar o peso exercido pelo maciço do aterro principal. Visam impedir o expurgo de solos moles além dos offset's.
Os taludes podem ser distinguidos em dois tipos: – Natural, que é aquele que foi formado naturalmente pela natureza, pela ação geológica ou pela ação das intempéries (chuva, sol, vento). – Artificial, que é aquele que foi construído.
LINHA DE OFFSET: São linhas de encontro dos taludes com o terreno natural. Ligam-se os pontos de inflexão das curvas de nível, isto é, pontos de encontro de horizontais dos taludes com as curvas de nível do terreno.