Significado de Trindade substantivo feminino [Religião] Dogma cristão que proclama a crença de que há três pessoas divinas, Pai, Filho e Espírito Santo, em um único Deus.
A palavra Trindade não está contida na escritura, nem há uma doutrina expressamente formulada da Trindade. Pelo contrário, de acordo com a teologia cristã, as escrituras "testemunham" a atividade de um Deus que pode ser entendido apenas em termos trinitários.
A Trindade é Una, cremos em um só Deus em três pessoas distintas. Deus é Um, uma natureza divina, em três pessoas divinas distintas, não separadas: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho (XI Conc. de Toledo em 665: Denzinger, 530).
O Concílio de Constantinopla, em 381, pôs fim à questão: sim, a natureza do espírito era divina. Dali em diante, os fiéis passaram a ter 3 informações essenciais sobre Deus: ele era Pai, Filho e Espírito Santo. Com base nessa afirmação, foi formulado o dogma mais importante do cristianismo – a Santíssima Trindade.
Atanásio, bispo de Alexandria, "inventou" a Santíssima Trindade no século 4 (Concílio de Niceia, 325).
Como entender o que é a Doutrina da Trindade? Basicamente a doutrina da Trindade significa que há um só Deus que existe eternamente como três Pessoas distintas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Para facilitar sua compreensão podemos dizer que, Deus é um em essência e três em pessoa.
Uma relação de intimidade, de plena união e colaboração. As três pessoas da Santíssima Trindade são o Pai, o Filho e o Espírito. Santo Agostinho exemplifica dizendo que, na trindade, temos "O Amante, que é Deus Pai; O amado, que é Cristo; e O amor, que é o Espírito Santo". ... O Espírito é a própria vontade do Pai.
As Testemunhas de Jeová acreditam que Deus é o Criador e o Ser Supremo. As testemunhas rejeitam a doutrina da Trindade, que consideram não bíblica. Eles vêem Deus como o Pai, um espírito invisível "pessoa" separada do Filho, Jesus Cristo.
Antitrinitarismo refere-se a uma forma de crença monoteísta, principalmente dentro do cristianismo, que rejeita a crença na Trindade, que é o ensinamento de que Deus é constituído por três hipóstases ou pessoas distintas, que são coeternas, coiguais e indivisíveis em um ser ou essência (do grego ousia, significando ...