Maia: Significa "grande", ou "água", ou "ilusão", ou ainda "mãe". É um nome com origem obscura, que provavelmente surgiu a partir do latim maia ou mai, que quer dizer "grande". Na mitologia grega/romana Maia é a deusa da Primavera, da fertilidade, da terra e do renascimento, que deu origem ao nome do mês de Maio.
Etimologistas portugueses acreditam que Maia tem origem no topônimo pré-romano madia, significando terra úmida. Dom Gonçalo viveu no tempo do rei dom Afonso V de Leão (994-1028) e dom Afonso VI de Castela (1047-1109), sendo um grande adversário dos mouros, de quem tomou a Terra da Maia, de onde tirou o nome da família.
Na antiga civilização greco-romana, Maya (com grafia "Maia") era conhecida como a deusa da terra, da Primavera e do renascimento, da qual deriva o nome do mês de maio.
Raya é um nome predominantemente feminino, de origem Hebraico que significa "Aroma, fragrância".
O sobrenome poderia ser de origem toponímica, portanto retirado do nome de alguns municípios italianos e deriva do termo latino costa, ou seja, "costela lateral".
O próprio significado de ribeiro explica a origem latina desse sobrenome. A palavra vem do latim "ripariu", que significa "rio pequeno", mostrando uma origem geográfica para esse topônimo.
Já no hebraico a palavra vem de "mayim" e remete a "água". Acredita-se ainda que a palavra seja oriunda a partir do sânscrito "maya", com o significado de "ilusão".
Merida – Valente "Mulher que alcançou um lugar de honra". Esse é o forte significado do nome da princesa Merida, do filme Valente. Ela é uma menina impetuosa, que ao contrário do desejo de sua mãe, não se interessa pelos assuntos da realeza e quer assumir o controle do seu próprio destino.
Este é o caso do último item da nossa seleção, que ganhou fama depois do lançamento da animação "Moana – Um Mar de Aventuras", em 2016. A história sensível e cheia de aventuras tem como protagonista uma jovem corajosa, cujo nome possui origem havaiana e pode ser traduzido como "oceano" ou "mar profundo".