Guajará é o nome popular de uma árvore da família das Sapotáceas, também chamada de sorveira-do-perú.
O município de Guajará-Mirim, que em tupi-guarani significa cachoeira pequena, tem sua história intimamente ligada à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Quem nasce ou reside na cidade de Guajará-Mirim é chamado de Guajará-Mirense. O estado Rondônia possuí uma área total de 237.610,55 Km² e está localizado na Região Norte do Brasil. A capital do Estado Rondônia é Porto Velho.
A cidade de Guajará-Mirim completa 86 anos de instalação nesta sexta-feira (10) e assim como a capital de Rondônia, o município tem a história entrelaçada com a construção da centenária Estrada de Ferro Madeira- Mamoré (EFMM).
Em 12 de julho de 1928, pela Lei 991, assinada pela mesma autoridade, o distrito foi elevado à categoria de município e comarca com área desmembrada do município de Santo Antônio do Rio Madeira, tomando o nome de Guajará-Mirim, já usualmente designado pela população.
Em 1917, o capitão Manoel Teófilo da Costa Pinheiro, um dos membros da Comissão Rondon viajou pelo rio Cautário e afluentes, onde encontrou centenas de seringueiros mourejando nos barracões da Guaporé Rubber Company que monopolizava a borracha nos barracões Rodrigues Alves, Santa Cruz, Renascença e outros localizados ...
Com a assinatura do Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, o Brasil comprometeu-se com a Bolívia a construir uma estrada de ferro, ligando os portos de Santo Antônio do Rio Madeira, em Porto Velho, ao de Guajará-Mirim, no rio Mamoré, destinada ao escoamento dos produtos bolivianos.
III - COM O MUNICÍPIO DE GUAJARÁ MIRIM: - Começa na Serra dos Pacaás Novos no ponto onde se dividem as águas das bacias do Candeias, Jamari, Pacaás Novos e Cautário; segue a linha de cumeada até onde nascem os rio Jaru, Cautário e Urupá.
Rondônia Guajará-Mirim/Estado