verbo transitivo direto [Esporte] Fazer fintas com a bola ou com o corpo, buscando enganar o atleta adversário; fintar: driblar o jogador. [Figurado] Transpor uma dificuldade, um obstáculo; ultrapassar: driblar os problemas da vida.
[Figurado] Fazer com que alguém acredite em algo falso, numa mentira; enganar, iludir: driblava os clientes com descontos falsos.
Driblar é ter controle sobre o espaço e o tempo, significa domar o tempo, conhecer o exato momento de parar e arremeter sobre o oponente e, ao mesmo tempo, driblar também é modificar e construir o espaço, é transformar um pequeno ...
O correto seria "dribladoras", derivada do verbo "driblar", conforme manda o dicionário. Mas quem conhece futebol sabe bem que o "dibre" sempre existiu. ... Ele, sim, popularizou o dibre, que sempre foi dito e repetido com fervor nas ruas, na várzea e no campo de futebol.
O drible é usado no futebol, basquete, handebol, entre outros, e nada mais é do que uma ação ou uma finta para se desvencilhar do adversário. Quem nunca ouviu falar do drible da vaca, caneta, carretilha, chapéu, elástico, vários nomes e estilos que levam ao delírio todos que assistem ao futebol?
[Portugal, Informal, Depreciativo] Que revela mau gosto ou fraca qualidade (ex.: a televisão tem muitos programas pimbas; que roupa tão pimba!).
Significado de Chute substantivo masculino Pontapé; impulso forte dado com o pé para colocar uma bola em movimento: foi um chute do atacante.
Indicativo
Quando o adversário dava o bote, ele puxava a bola para o outro lado, fazendo um movimento giratório semelhante ao que a vaca faz ao mexer o rabo. Alguém batizou o lance de "drible do rabo de vaca", que acabou simplificado para "drible da vaca".