1. Escrever com cifra ou código. 2. Usar a criptografia.
Transformado em código; codificado ou cifrado: bilhete criptografado. Diz-se da escrita transformada num código incompreensível para quem não está autorizado a acessar o seu conteúdo: mensagens criptografadas. Etimologia (origem da palavra criptografado). Part. de criptografar.
A descriptografia é a operação inversa da criptografia. Esse é o processo realizado para "destravar" seus arquivos criptografados. ... A chave pública, se os dados foram criptografados usando a chave privada; Ou a chave privada, se os dados foram criptografados usando a chave pública.
verbo transitivo direto Traduzir ou decifrar mensagens cifradas, encriptadas; decodificar: a chave que se utiliza para encriptar é a mesma utilizada para decriptar a mensagem.
A criptografia tem dois propósitos principais: impedir que dados armazenados sejam lidos e permitir que dados sejam transmitidos de forma segura por um canal inseguro. Isso significa manter a confidencialidade, integridade e identidade desses dados.
As mensagens criptografadas são dados que sofreram um processo de codificação para impedir que qualquer outro indivíduo ou sistema que não seja o destinatário tenha acesso àquele conteúdo. Você garante o sigilo absoluto das suas mensagens.
A criptografia simétrica usa um algoritmo que converte a mensagem original com texto simples em uma mensagem criptografada com texto cifrado usando uma chave de encriptação. A mesma chave é usada pelo destinatário para converter o texto cifrado em texto simples.
O processo da criptografia de dados se baseia no uso de algoritmos matemáticos para "embaralhar as mensagens" e criar códigos indecifráveis, a menos para quem tenha a chave de acesso. ... a simétrica ou criptografia de chave secreta ou privada — que utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar a mensagem.
Para criptografar utilizamos "E" e "N", esse par de números é utilizado como chave pública. Para descriptografar utilizamos "D" e "N", esse par de números é utilizado como chave privada.
Então, resumindo, ela consiste em codificar uma informação de forma que ela seja compreensível apenas para aqueles que devem ter acesso à ela. E isso é feito através de um segredo: toda criptografia envolve algum tipo de segredo e espera-se que apenas quem tiver acesso a ele seja capaz de entender aquela informação.