A luta pela Independência na Bahia começa nos anos de 1822, quando os baianos vão às ruas para protestar e entram em confronto com os soldados portugueses. Na busca pelos rebelados, que teriam se escondido no Convento da Lapa, os portugueses matam a freira Joana Angélica.
Então, a Independência do Brasil na Bahia, que é o 2 de Julho, representa a união dos povos brasileiros, como os negros, indígenas, do povo da Bahia, de Salvador, do Recôncavo.
Muitos heróis são retratados no desfile: índios, religiosos, o povo baiano. Todos se uniram para defender o Brasil. No dia 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas que resistiam fugiram pela Baía de Todos os Santos. E foi assim que o Brasil se libertou definitivamente do domínio de Portugal.
A letra do hino faz referência à guerra de independência e enfatiza o caráter "brasileiro" do processo, como afirma sua primeira estrofe: "Nasce o sol a 2 de Julho/Brilha mais que no primeiro/É sinal que neste dia/Até o sol é brasileiro." Cita as campinas do Cabrito e Pirajá, locais de batalhas da guerra, além de ...
Ocorreram as batalhas de Cabrito, Pirajá e o bloqueio marítimo de Salvador. Finalmente em 2 de julho de 1823, Madeira de Melo derrotado, mas sem se render formalmente, embarcou com o que restava de suas tropas de volta a Portugal. Por isso essa data é considerada como a da independência da Bahia.
Durante quase um ano, as cidades de Salvador e Cachoeira, na região do recôncavo, foram palco de batalhas sangrentas para expulsar os invasores. Somente no dia 2 de julho de 1823 a Bahia se tornou, de fato, livre de Portugal. No estado, o movimento foi marcado por forte participação popular.
"O 2 de Julho é do Brasil, foi quando, de fato, nos tornamos livres dos lusitanos. Então, a Independência do Brasil na Bahia, que é o 2 de Julho, representa a união dos povos brasileiros, como os negros, indígenas, do povo da Bahia, de Salvador, do Recôncavo.
Então, a Independência do Brasil na Bahia, que é o 2 de Julho, representa a união dos povos brasileiros, como os negros, indígenas, do povo da Bahia, de Salvador, do Recôncavo.
Em que pese a independência do Brasil ter ocorrido em 7 de setembro de 1822, o movimento de libertação da província da Bahia iniciou em 19 de fevereiro de 1822, motivado pela Revolução Liberal do Porto de 1822, que aspirava à limitação do poder real.