Nesse conflito, aconteceram eventos marcantes como o Holocausto e o lançamento das bombas atômicas, e os historiadores estimam que entre 60 e 70 milhões de pessoas tenham morrido em todo o planeta em decorrência dessa guerra.
No dia , começou no Norte da África a grande ofensiva dos Aliados contra as tropas da aliança teuto-italiana. Foi nessa região que as divisões de tanques dos Aliados começaram um ataque decisivo às forças do eixo teuto-italiano em maio de 1942. ...
Na madrugada de , a Alemanha iniciou a grande ofensiva ocidental, ou Caso Amarelo, denominação dada pelos estrategistas alemães. Depois que aviões alemães jogaram minas diante dos portos belgas e holandeses, foi iniciada a invasão pelas tropas alemãs de infantaria às 5h25min de .
Os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial foram marcados pela ofensiva das forças do Eixo na Europa e no Pacífico. De setembro de 1939 a abril de 1940, os ataques limitaram-se a combates navais, em que os alemães procuravam desestabilizar o comércio marítimo britânico, utilizando submarinos.
Pode ser organizada em três fases distintas: a fase da supremacia alemã, a fase em que as forças estavam equilibradas e a fase que marcou a derrota do Eixo. Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
No oceano Atlântico, as tropas aliadas conseguiram empreender seus primeiros avanços mediante a vitória contra os sofisticados submarinos alemães. Na região norte da África, um poderoso destacamento alemão chamado Afrika Korps conseguiu pressionar as tropas britânicas rumo à região nordeste da África.
Em Dunquerque, os alemães conseguiram uma significativa vitória contra as tropas franco-belgas e britânicas. Essa conquista garantiu o poderio alemão sobre o material bélico de seus aliados e a rendição de 40 mil combatentes franceses.
a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial. a destruição ou a neutralização do comunismo soviético.
Quando as condições climáticas permitiram, em abril de 1940, os alemães invadiram e ocuparam rapidamente a Dinamarca e a Noruega. Em maio, deram início à Ofensiva contra Holanda, Bélgica e Luxemburgo, apesar da neutralidade desse países.