Significado do símbolo Assim sendo, a união da foice e do martelo representava a aliança entre os dois tipos de proletariados essenciais para que houvesse a revolução do socialismo e, consequentemente, do comunismo. O fundo vermelho representa, simbolicamente, o sangue dos operários.
A bandeira consistia em uma bandeira vermelha plana, com um martelo cruzado com uma foice e uma estrela vermelha na ponta desta. O martelo simbolizava os trabalhadores industriais da nação, enquanto a foice simbolizava os agricultores. A estrela vermelha representava o domínio do Partido Comunista.
Foice e martelo (Unicode: "☭") são símbolos que representam a classe trabalhadora — o trabalho agrícola e o trabalho industrial, respectivamente. Entretanto, o emblema é mais conhecido por ter sido incorporado à bandeira vermelha da União Soviética, bem como a cada uma de suas repúblicas constituintes.
O vermelho da bandeira é uma cor associada ao desafio, e também símbolo de sangue vertido numa luta histórica.
Desta maneira, analisaremos os seguintes símbolos: A bastilha, a bandeira nacional, o barrete frígio, a guilhotina, o quadro "a liberdade guiando o povo" e o hino nacional francês, por este ser sido criado durante a revolução.
O escudo nacional da Federação da Rússia é a imagem da águia bicéfala dourada, colocada sobre o escudo heráldico vermelho; em cima da águia estão três coroas históricas de Pedro Grande (duas coroas menores em cima das cabeças da águia e uma coroa maior em cima delas); no peito da águia sobre o escudo vermelho está o ...
O lema "Pão, Terra e paz" - na verdade, a formulação correta é "Paz, Terra e Pão", do mais imediato para o menos imediato - foi o modo como os bolcheviques apresentaram a sua proposta revolucionária para o povo russo.