substantivo masculino [Química] Símbolo do alumínio (Al), elemento metálico de número atômico 13, massa atômica 26,98; alumínio. sigla Sigla do Estado de Alagoas, estado brasileiro situado na região Nordeste, que tem Maceió como capital; usada em maiúsculas: AL.
O detalhe curioso é que esse al fixado no início das palavras era, na verdade, o artigo definido da língua árabe. "Alquimia", por exemplo, quer dizer "a química". Na língua de origem, o al acompanha todo e qualquer substantivo, não importa se masculino ou feminino, singular ou plural.
Outras palavras de origem árabe
1. Crata. Termo de composição que exprime a ideia de ¨poder; governo; autoridade¨.
A palavra cacareco foi formada de duas outras, ambas com o sentido de objeto sem valor: cacaréu e tareco. Cacaréu veio de caco + -aréu, terminação que significa aumento, coleção (como em fogaréu, mundaréu, sinônimo de mundão, grande quantidade de alguma coisa).
Um armazém (do original em árabe: al-mahazán, «sótão, entreposto») é um espaço físico em que se depositam matérias-primas, produtos semiacabados ou acabados à espera de ser transferidos ao seguinte ciclo da cadeia de distribuição.