Onde vivem os monstros trata de um universo imaginário e é basicamente um apanhado de representações e referências psicológicas que dificilmente uma criança entenderia. O que vemos no imaginário de Max é um reflexo de como ele vê as relações entre as pessoas com as quais ele convive.
Where the Wild Things Are (filme)Where the Wild Things AreO Sítio das Coisas Selvagens (PRT) Onde Vivem os Monstros (BRA)RoteiroSpike Jonze Dave EggersElencoMax Records Catherine Keener Mark RuffaloGénerofantasia aventura drama
Onde Vivem os Monstros é um livro infantil americano escrito em 1963 por Maurice Sendak. O livro trata de vários assuntos sujeitos à interpretações psicanalíticas mas neste texto iremos nos concentrar em uma leitura centrada nos conceitos teóricos de Posição Esquizo-paranóide e Posição Depressiva de Melanie Klein.
Os monstros vivem no imaginário das crianças e frequentemente sao interpretados como projeçoes dos conflitos internos e das partes agressivas das crianças. Os monstros desta estória sao, ao mesmo tempo, assustadores e dóceis.
Max: Eu tenho um escudo antitristeza que não deixa a tristeza chegar. E é grande o bastante para todos nós. Quase sempre maltratamos aqueles que estão ao nosso lado, talvez por serem os únicos que nos entendam e que conseguem nos perdoar. Onde Vivem os Monstros.
Ficha técnica completaTítuloWhere the Wild Things Are (Original)Estreia15 de Janeiro de 2010 ( Brasil ) Outras datasDuração101 minutosClassificação10 - Não recomendado para menores de 10 anosGêneroAventura Drama Família
A posição paranóide-esquizóide é caracterizada por dissociação, idealização, negação, identificação projetiva, relações de objeto parciais e uma preocupação básica ou ansiedade persecutórias sobre a sobrevivência do self. Os medos persecutórios são impulsos oral-sádicos e anal-sádicos projetados.
A bagunça que Max e os monstros promovem na sua floresta – significativamente situada em uma ilha – serve para afugentar a solidão. Em teoria um filme para crianças, Onde Vivem os Monstros é, na verdade, um filme sobre a infância, que será mais bem compreendido e apreciado por adultos.
Eu parei de procurar monstros debaixo da cama, quando descobrir, que eles são monstros, que vive nas sombras. Eu parei de procurar monstros, porque descobrir, que fingir que não dói, as vezes é o que faz sofrer ainda mais ...
Ficha técnica completaTítuloWhere the Wild Things Are (Original)Estreia15 de Janeiro de 2010 ( Brasil ) Outras datasDuração101 minutosClassificação10 - Não recomendado para menores de 10 anosGêneroAventura Drama Família