Ao adulto cabe apenas satisfazer ou incentivar a sua curiosidade natural. Por isso, um dos mais importantes princípios da pedagogia froebeliana é o da auto-atividade livre. A criança precisa ter uma mente ativa e livre para poder abrir as portas do conhecimento.
A palavra ler vem do latim legere, que significa: colher, recolher, reunir. ... Para Paulo Freire, toda palavra é palavra-mundo. Ao ser lida, a palavra-mundo reúne o que era o mundo de fora com o que é o mundo de dentro. Por isso, nenhuma leitura é igual e ninguém lê o mesmo livro, nem mesmo quando o lê pela segunda vez.
Literature. Paulo Freire buscou com seu trabalho erradicar o analfabetismo, principalmente em se tratando de Jovens e Adultos, sujeitos trabalhadores em seus diversos contextos sociais e situação de vida que permaneciam marginalizados em relação à leitura e a escrita.
O método de Frobel valoriza também a histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contato com a natureza e o meio envolvente para reconhecer. Fröebel afirma, na sua obra "A educação do homem" (1826): ... a educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança.
Segundo Froebel (1887, p. 69-70), a mãe desem- penharia um papel primordial nesta pequena comuni- dade, a família. ... Elas são o centro da vida familiar e têm muito a ensinar, pois trazem dentro de si os germes do divino, do que existe de mais puro no ser humano.
Ler o Mundo é descobrir-se na existência do próprio mundo, muitas vezes negada aos oprimidos e excluídos desse mesmo mundo. é tipo, que não se aprende sozinho mas em comunhão.
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra", afirmou Paulo Freire na obra intitulada A Importância do Ato de Ler (1988). ... Esse processo de leitura organizado por Freire, denominado como o "ato de ler", busca a percepção crítica, a interpretação e a "reescrita" do lido pelo indivíduo.