A BIOQUÍMICA estuda as reações químicas e biológicas dos organismos vivos. Tais reações são invisíveis a olho nu, mas têm extrema importância para a vida. Elas estão presentes especialmente nas células e nas biomoléculas – como proteínas, glicídios, lipídios e ácidos nucleicos.
As reações bioquímicas são responsáveis pelos processos físicos de todos os seres vivos, desde plantas e animais até vírus. Elas controlam funções como nutrição, digestão e reprodução.
→ Síntese de biomoléculas, tais como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos; → Transporte de substâncias por meio das membranas; → Produção de energia; → Eliminação de metabólitos e substâncias tóxicas.
A embriologia realiza o estudo de todo o processo de desenvolvimento dos embriões, da fecundação à formação dos seres vivos.
Macromoléculas que ocupam boa parte das células, indispensáveis para o arranjo e função celular. Elas são compostas por aminoácidos – moléculas orgânicas que apresentam, ao menos, um conjunto amina (NH2) e um conjunto de carboxila (COOH) em sua formação – juntas entre si e unidas por ligações peptídicas.
Bioquímica é o estudo das transformações químicas que ocorrem dentro das células, essas transformações químicas determinam o metabolismo. Devemos saber que a Biologia se resume em estudar a vida dos organismos vivos. Já a Química, é a área responsável pelo estudo científico da matéria.
Esses conhecimentos podem ser utilizados na engenharia genética, no desenvolvimento de novas vacinas, na terapia com células-tronco, na elaboração de kits para realização de diagnóstico, na produção de alimentos e bebidas por fermentação, além da produção de bioenergia, entre várias outras aplicabilidades.
Esta ciência não está ligada apenas ao nosso metabolismo, mas também a algumas coisas que utilizamos no dia a dia, como por exemplo, o computador que usamos no trabalho, os materiais que compõem um brinquedo, entre outros. ... Isso vale também para os alimentos.
Basicamente em todos os animais o desenvolvimento do embrião abrange três fases principais: segmentação, gastrulação e organogênese.
Embriologia estuda a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula.