É no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos. ... Uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade educa e forma indivíduos seguros e aptos para o convívio social.
A família por ser o centro que permeia a vida da criança tem obrigação de desenvolver nela uma boa educação preparando-a com caráter para adquirir um comportamento mais proveitoso relacionado a aprendizagem escolar. A aprendizagem escolar da criança está diretamente ligada a participação familiar na escola.
Família Educa e Escola Ensina, uma afirmação bem usual, verdadeira, mas polêmica. ... Ela é responsável pela educação básica, pelos exemplos de valores, ética, moral, honestidade, etc. É também dever da família dar limites aos seus filhos, pois vivenciamos uma crise de total falta de limites das crianças.
A família tem papel fundamental na formação do cidadão, pois ela é a primeira escola da vida, lugar em que se têm os primeiros exemplos de valor. Sendo assim, ela é a principal base para a vida. ... A família é a nossa maior riqueza, sendo ela um âmbito amoroso em que o respeito e o companheirismo devem prevalecer.
A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.
O principal objetivo da família é proteger a criança encaminhando-o para que seja um exemplo na sociedade. A família exerce um poder grande na vida do aluno porque é ela que vai dar início aos valores morais que os acompanharão por toda a vida.
A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. ... A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação.
Para que os anos escolares sejam ainda mais benéficos e completos, o apoio dos pais é muito importante. Com a participação da família na vida escolar do filho, a criança recebe todo o acompanhamento necessário e relaciona muito melhor o que aprende em casa e com as lições da sala de aula.