O objetivo é ir passando o sapato para a direita no compasso da música sem que a coordenação se atrapalhe, todos ao mesmo tempo. A cada finalização aumenta a dificuldade. Exemplo: cantando, lá lá, pra esquerda, olhos fechados.
Jó não tinha escravos e ninguém joga caxangá | Super.
Explique que essas brincadeiras são muito antigas, algumas delas vêm de lugares muito distantes da Europa e foram introduzidas na história da colonização do país. Por virem de uma outra cultura trazem, às vezes, uma letra de canção sem sentido para nós, mas que é reproduzida assim mesmo pela população.
Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa "mata extensa".
Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa "mata extensa".
Kameshi Mpuku Ne (O Gato e o Rato): Originou-se com o povo Luba do Congo. ... Para iniciar o jogo, o gato persegue o rato entre as linhas formadas pelos jogadores. Quando o coordenador gritar "parar o rato" os jogadores soltam as mãos do colega da linha e seguram nas mãos dos jogadores da coluna.
As crianças se sentam em um círculo. Cada um deve ter nas mãos uma pedrinha ou um objeto pequeno que será passado de uma criança para outra, numa coreografia de 'vai e vem' de acordo com o ritmo da música 'Escravos de Jó'.