Pomo da discórdia é a pessoa ou coisa que provoca uma desavença e sua origem está na mitologia grega. Pomo foi uma maçã oferecida pela deusa Discórdia que gerou uma grande disputa. Tudo começou com o nascimento de Páris, segundo filho de Príamo, rei de Troia.
A Guerra de Troia começou durante o casamento de Peleu e Tétis, no Olimpo: Éris, a deusa da discórdia, que naturalmente não tinha sido convidada, resolveu acabar com a alegria reinante e entregou anonimamente aos olímpicos uma linda maçã, toda de ouro, com a inscrição "Para a mais bela".
Em uma disputa entre as deusas Hera, Atenas e Afrodite, para saber qual era a mais bela, Páris foi o juiz e escolheu Afrodite. Por ser a deusa do amor, ela ofereceu como retribuição o amor da mulher mais bela da Grécia: Helena.
Éris Éris (em grego: Ἔρις, transl.: Éris), na mitologia grega, era a deusa da discórdia. Filha dos reis do Olimpo, Zeus e Hera, fora desprezada por sua mãe por não ter muita beleza. Seu equivalente romano é Discórdia.
Esta foi Helena de Esparta, esposa do rei grego Menelau. Páris aceitou o presente de Afrodite e condecorado a maçã para ela, recebendo Helena, bem como a inimizade dos gregos e, especialmente, de Hera. As expedição dos gregos para recuperar Helena de Paris em Troia é a base mitológica da Guerra de Troia.
É o responsável por raptar Helena, esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.