O juramento – Juramento é um compromisso, afirmação ou promessa solene, pronunciado em público. Desde os Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920, um atleta faz o juramento olímpico em nome de todos os participantes, durante a cerimônia de abertura.
O juramento do atleta foi feito pela primeira nos Jogos Olímpicos de Antuérpia-1920. A inspiração veio da Grécia Antiga, na Antiguidade, quando os gregos faziam uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Atualmente, os atletas prometem honra, boa vontade e esportividade.
Além dos Anéis Olímpicos, as Olimpíadas possuem outros símbolos famosos: a tocha, o lema, as medalhas e os mascotes. Tocha: a tocha olímpica representa a pureza da eterna juventude olímpica. Simboliza o elo entre o berço das Olimpíadas na Grécia e as cidades-sedes, que sediam os Jogos contemporâneos.
Os jogos olímpicos são realizados há mais de 2 mil anos para estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes.
O fogo, que é carregado e levado à pira olímpica, representa a sabedoria dos deuses. Dessa forma, as Olimpíadas estariam sendo iluminadas por esta virtude divina.
Em cores branca e azul, Miraitowa, mascote da Olimpíada, é a junção das palavras em japonês Mirai, que quer dizer futuro. e Towa, que significa eternidade. Já a mascote da Paralimpíada, Someity, de cor rosa e branca, foi criada em referência a uma cerejeira, famosa árvore do Japão e seu nome significa "muito poderosa".