A palavra é de origem indígena, significando terra alagadiça (o que tapa o alagadiço), que deu origem ao riacho com o mesmo nome.
O nome Maceió tem denominação tupi 'Maçayó' ou 'Maçaio-k' que significa 'o que tapa o alagadiço'.
Alagoas já se constituíra capitania independente da de Pernambuco, criada pelo alvará de 16 de setembro de 1817. A repercussão da Revolução Pernambucana desse ano contribuiu para facilitar o processo de emancipação. O ouvidor Batalha foi o principal mentor da gente alagoana.
A ORIGEM DO NOME Já no livro "O Centenário da Emancipação de Alagoas", edição de 1918, o historiador Francisco Moreno Brandão afirma que "as lagoas que deram nome ao formoso cantão onde começa para quem vem do norte e a parte leste do Brasil, são numerosas e integradoras de seu sistema hidrográfico.
Maceió, em Alagoas, é conhecida por estrangeiros como o "Caribe brasileiro" ... Conhecida também como paraíso das águas, a cidade é considerada o "Caribe brasileiro" devido às suas belezas naturais e encanta turistas brasileiros e estrangeiros com suas paisagens.
Maceió é a capital do estado de Alagoas e está localizada no litoral Nordeste do Brasil. ... Maceió tem altitude média de 7 metros acima do nível do mar. Seu clima é quente e úmido e a temperatura média anual é de 25°C. Maceió, capital do estado de Alagoas, tem algumas das mais belas praias urbanas do Brasil.
Capitania de AlagoasCapitania do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves 18José Inácio Borges (primeiro) 18Sebastião Francisco de Melo e Póvoas (último)História
A emancipação política aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. ... A Primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas, que assinalaram o início da vida republicana.