Assim, em Qual é o corpo que dança? a autora revela com sabedoria as múltiplas faces da arte da dança. Nesta obra, Jussara Miller apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação partindo de sua ampla experiência como bailarina, professora e pesquisadora.
O tema corpo e movimento – o descobrimento do corpo na educação infantil se justifica pela necessidade de enfatizar, a partir de observações, a necessidade de a criança conhecer as funções de seu corpo e estabelecer relações de movimento que pertencem ao indivíduo em sua totalidade, revelando sentimentos, emoções, ...
O corpo como suporte físico na dança e no teatro influencia em vários aspectos: saúde, leveza, flexibilidade e condicionamento físico. ... Além de usarmos o corpo como instrumento de comunicação na dança e teatro, ele nos oferece o trabalho dos músculos, articulações, respiração, movimento e psiquismo.
Dança é uma manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento que cria os movimentos. Movimentos que podem ser ritmados ou não, podem seguir uma coreografia pré-determinada ou movimentar-se livremente, pode ou não o movimento ser executado ao som de uma música.
O corpo deve ser entendido não somente como algo biológico e orgânico que possibilita a visão, a audição, o movimento, mas é também um lugar que permite expressar emoções. A criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
O movimento é parte do nosso corpo, através de uma interação seja com os objetos, seja com os outros corpos, seja consigo mesmo. ... Essa reflexão tem um grande significado para compreendemos a importância do corpo, da interação, sensações quando dois corpos se juntam do movimento que estar entrelaçado com outros corpos.
O suporte podemos assim exemplificar, como o que suporta, segura, serve de sustentação para a obra de arte. ... Já no eixo dança como no teatro também temos como principal suporte o corpo do artista, que dá para a arte a possibilidade do gesto.