► A idéia de corporeidade está associada ao corpo humano e ao comportamento motor ou ato motor, enquanto a idéia de motricidade está ligada ao movimento do corpo e sua conduta motora (movimento intencional, com sentido, significado, temporalidade e espacialidade).
Desta forma, a corporeidade é caracterizada pelo preenchimento do espaço pela ação do movimento, criando um homem como o ser no mundo, resgatando a ideia de interação do sujeito influenciado pela cultura, e a cultura sendo modificada pelo sujeito.
Compreender o corpo então, somente é possível a partir das experiências e vivências estabelecidas nas relações consigo, com os outros e com o mundo. E a esta capacidade de cada pessoa sentir e apossar-se do seu próprio corpo como meio de manifestação e interação com o mundo chamamos de corporeidade.
A Educação Física, por meio de seus profissionais formados, deve colaborar para a análise e o entendimento da corporeidade no contexto da condição humana. ... O ser humano pode ser definido como tal a partir de sua realidade corpórea e não a partir de seu pensamento.
II) "A consciência corporal pode ser definida como a consciência e identificação da localização, posição, e movimento do corpo e de suas partes no espaço, a inter-relação entre estas partes, e a relação entre o corpo e estas partes (movendo-se ou parado) no ambiente".
A corpolatria é uma cultura na qual o corpo é colocado como principal foco da vida do ser humano. É considerada um transtorno ou "patologia da modernidade", caracterizada pela preocupação excessiva com a aparência física, nem sempre em busca de saúde, mas no sentido de embelezamento físico.
Corporeidade ou Mente corpórea é um termo da filosofia para designar a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Corporeidade é supostamente animada pela alma humana que lhe daria transcendência pelo nosso corpo.