Suas técnicas são relativamente simples: através de uma tela branca, onde um foco de luz se acende, sombras de silhuetas de figuras humanas, animais ou objetos, ao vivo ou recortadas em papel, são projetadas, remetendo o espectador a um mundo de fantasia.
SOMBRA PRÓPRIA: É aquela formada no próprio objeto, no lado oposto à fonte de luz. ... SOMBRA PROJETADA: Ocorre quando um objeto é iluminado e projeta uma sombra sobre um plano ou sobre outro objeto. A sombra e a luz são elementos fundamentais da linguagem visual.
Dá-se o nome de teatro de sombras ao espetáculo que consiste na criação de certos efeitos ópticos. ... À prática de criar figuras com as sombras das mãos, atualmente, dá-se-lhe o nome de sombras chinesas. O conceito de teatro de sombras, geralmente, é aplicado quando se usam marionetes como parte do espetáculo.
Sabe-se que existem dois tipos de sombras: a sombra própria e a sombra projetada. A sombra própria é quando ela é formada pelo objeto ou por algum efeito de luz sobre o objeto. Já a sombra projetada seria um objeto que entra em contato com a luz e a gera, sendo projetada em algum plano ou noutro objeto.
Com uma das mãos você faz a sombra, e com a outra mão, você desenha o contorno dessa sombra. Assim que terminar o desenho, acrescente olhos de bicho e com o lápis grafite, pinte com muita força o seu bicho sombra.
O teatro de sombras (pinyin: pi ying xi) é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra.