Religiosidade é expressão ou prática do crente que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos, compreendida como meios que levam à relação com o transcendente.
A religiosidade constrói um universo de reflexão todo especial na vida seja individual ou social por envolver um contrato, em que o elemento esperança e sentido da vida são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano em sua trajetória terrestre.
A expressão da própria religiosidade popular se caracteriza pelas orações, louvores, aplausos e agradecimento. A festa é um momento forte de contato com o divino através do lazer, da vida religiosa, e dos gestos de fé e devoção (novenas, missas, procissões e a parte festiva).
Na religião, a transcendência é o aspecto da natureza e do poder de uma divindade que é totalmente independente do universo material, além de todas as leis físicas conhecidas. ... A transcendência pode ser atribuída ao divino não apenas em seu Ser, mas também em seu conhecimento.
Significado de Religiosidade substantivo feminino Característica do que é religioso. Aptidão natural ou tendência específica para os sentimentos religiosos: a religiosidade de Rousseau. Reunião das virtudes religiosas; preceitos éticos de caráter religioso. Etimologia (origem da palavra religiosidade).
Para Giovanetti, o termo "religiosidade" "implica a relação do ser humano com um ser transcendente", ao passo que o termo "espiritualidade" "não implica nenhuma ligação com uma realidade superior" (2005:136). Para esse autor, a espiritualidade significa a possibilidade de uma pessoa mergulhar em si mesma.
A função da instituição é fundamentalmente prática, pois programa o comportamento por meio da persuasão e reforço das crenças, e conduz o indivíduo a reproduzir comportamentos segundo as regras da instituição, identificando-a com a própria verdade.
Em comum, essa religiosidade popular são manifestações locais no seio das grandes religiões mundiais que incorporam elementos de sincretismo, mágica e matizes como a veneração de santos populares, a sacralidade de objetos, divinação, busca de soluções a males cotidianos, rituais de cura e exorcismo do mal.
As religiões ou igrejas podem ajudar as pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com coragem e esperança os momentos difíceis, como a tristeza, a doença, acidentes, morte, bem como a celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida.