Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se "encontram" e formam um mesmo espaço geográfico. Isso ocorre quando o crescimento dessas cidades é elevado e as suas respectivas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano.
A conurbação é o fenômeno que resulta na junção de duas ou mais cidades, a ponto de ultrapassar os limites territoriais uma das outras. Devido ao crescimento acelerado das áreas urbanizadas, algumas fronteiras municipais praticamente desaparecem, formando as chamadas regiões metropolitanas (RMs).
Características. O processo de conurbação é caracterizado por um crescimento que expande a cidade, prolongando-a para fora de seu perímetro absorvendo aglomerados rurais e outras cidades. ... Assim, as cidades tendem a crescer, ampliando sua periferia no sentido horizontal e verticalizando as áreas centrais.
Consequências da conurbação Essa junção pode ter lados positivos, pois os serviços feitos em uma cidade podem reverberar na outra, além de emprego, educação, saúde e lazer que podem ser compartilhados pelos habitantes das áreas conurbadas.
A conurbação é o processo em que duas cidades vizinhas crescem a tal ponto que elas se juntam, compondo um mesmo meio urbano. ... Um exemplo de conurbação é o da região metropolitana de São Paulo, também chamada de "Grande São Paulo", envolvendo mais de 38 municípios.
A metrópole corresponde aos principais pontos de representação da economia capitalista sobre o meio urbano e geográfico. Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões.
Trata-se, portanto, do encontro limítrofe entre duas ou mais cidades, que ocorre por meio de um significativo e acelerado crescimento urbano. No Brasil, o processo de conurbação surge a partir da década de 50, diante da modernização do país e do acelerado crescimento industrial e urbano.
As quatro cidades da Grande Florianópolis, após anos de rápido crescimento populacional, dispersão territorial e amalgamento dos seus processos, formaram uma só cidade na prática cotidiana, mas não na sua gestão e, por isso, se veem impelidas a equacionar os variados problemas urbanos surgidos da fragmentação das ...
Logo a diferença principal é que na Conurbação há a junção de dois ou vários munícipios e vilarejos e na Periurbanização há a expansão de uma cidade além do seu subúrbio.
O conceito de metropolização está diretamente relacionado à conurbação e à formação de regiões metropolitanas. A metropolização é o fenômeno em que vários centros ou aglomerações populacionais crescem e se integram em torno de uma ou mais áreas urbanas.