Autonomia significa o único modo de sair da menoridade, agir com liberdade moral e intelectual, no sentido da autonomia não ser apenas aquela em que cada um consegue executar determinadas tarefas e habilidades, mas no pleno sentido de tomar decisões como sujeitos plenos e conscientes de seus direitos e deveres na ...
Em Filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. ... Por exemplo, a bateria de um celular ou de um computador portátil, pode ter maior ou menor autonomia, de acordo com o tipo de uso dado ao aparelho.
Autonomia que se distancia um pouco da liberdade, que é mais geral, enquanto a autonomia é mais restrita. Pela autonomia tomamos decisões. ... A autonomia é obedecer ao mando da própria consciência, do auto-governo, sem desprender-se de uma ética. Autonomia seria então a liberdade para o nosso bem próprio e o bem do outro.
Significado de Autonomia substantivo feminino Direito ao livre-arbítrio, à tomada de decisões por vontade própria, que faz com que alguém esteja apto para tomar suas próprias decisões de maneira consciente; independência, liberdade.
Segundo Immanuel Kant, a autonomia é o fundamento de toda a moralidade das ações humanas. A autonomia consiste na apresentação da razão para si mesma de uma lei moral que é válida para a vontade de todos os seres racionais. ... A heteronomia da vontade é o princípio contrário à autonomia.
A autonomia é um dos pilares da educação integral. Na concepção da educação integral, o conceito pode ser entendido como a capacidade de elaborar uma reflexão crítica diante da realidade e do conteúdo apresentado, adquirindo liberdade intelectual e possibilitando novas conexões para além das instituições. ...
Ter autonomia é sinônimo de ter o poder de decidir e assumir o controle da nossa própria vida. Isso envolve deixar claro para as outras pessoas o que queremos ou não, o que achamos certo ou não. Abrir mão dessa liberdade pode ser muito nocivo, pois abre espaço para que nos tornemos reféns das decisões de terceiros.
Um indivíduo autônomo age livremente de acordo com um plano próprio, de forma análoga que um governo independente administra seu território e estabelece suas políticas. ... Por exemplo, pessoas institucionalizadas, tais como prisioneiros ou indivíduos mentalmente comprometidos tem autonomia reduzida.
A liberdade é concebida com o poder pleno e incondicionado da vontade para determinar a si mesma ou para ser autodeterminada" (CHAUÍ, 1995, p. 360). A concepção aristotélica de liberdade é o princípio que o homem possui para optar entre múltiplas possibilidades.
A liberdade está relacionada a fato de que o ser humano é detentor de livre arbítrio e pode fazer escolhas, dentro de suas possibilidades de ação, no mais amplo sentido, boas ou ruins. Dentro das ações boas que uma pessoa pode fazer, existem aquelas que possuem a característica da solidariedade.