Alimentação: Alimenta-se desde insetos a pequenos vertebrados. Também pode se alimentar de vermes e ovos de outras espécies. Reprodução: A espécie faz seu ninho no chão ou em pequenas alturas que ela pode alcançar em voo, coloca de 2 a 3 ovos que são incubados em um período de 24 até 30 dias.
Seriemas não bebem água em abundância, mas água fresca deve estar sempre disponível. Áreas de sol total devem ser fornecidas nos recintos das seriemas, pois a espécie frequentemente toma banhos de sol. A ave expõe-se ao sol no solo, geralmente em áreas com substrato de areia.
A seriama produz as vocalizações durante a cópula, ao descansar e, ainda, quando devora uma presa. Diz a lenda que a siriema também costuma cantar quando o tempo está prevendo chuva. Para alguns, a sonorização se parece com risadas. Para nós, risadas ótimas de se ouvir.
É conhecida também como seriema-de-pé-vermelho. O cardápio da Seriema inclui todos os tipos de inseto (que ela mesma caça) e pequenos vertebrados, como lagartos, cobras, vermes e roedores.
Embora viva no chão, empoleira-se no alto de árvores para dormir. No cerrado faz ninho no alto de árvores, a até 4 ou 5 m do solo. Utiliza gravetos e galhos frágeis, forrando-o com estrume de gado, barro ou folhas secas.
"A seriema começou a bicar a cobra que estava enrolada nela. O curioso é que mesmo depois de morta, a cobra não desgrudou do pescoço da dela", acrescenta. Observando a foto à primeira vista, com certeza você pensaria que a cobra estaria tentando sufocar a ave para matá-la, mas o final desta história foi bem diferente.
Antigamente, os fazendeiros costumavam criar seriemas, pois além de comer pequenas cobras ela dá um sinal de aviso à chegada de qualquer intruso. Atualmente, a seriema é protegida pelo IBAMA e é proibida a criação dessas aves em cativeiro.
Seriema. A ave, típica do Cerrado brasileiro, pode chegar até 90 centímetros de comprimento (da ponta do bico até o fim da cauda) e pesar em média 1,4 kg, Símbolo do Parque Estadual do Juquery, tem no canto a sua principal característica. ... É conhecida também como seriema-de-pé-vermelho.
Significado de Seriema substantivo feminino Ave pernalta, ligeiramente parecida com a ema, que habita o norte da Argentina, o Paraguai, e as regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Põe dois ovos brancos ligeiramente rosados; o casal reveza-se no choco que dura cerca de 26 a 29 dias.