Não há remédio para parvovirose de forma específica, porém o veterinário irá receitar medicamentos como vitaminas, soro e antibióticos para combater a doença. A internação do pet muitas vezes é fundamental, pois é necessário mantê-lo no soro para que o mesmo não desidrate.
Medicamentos para cães que podem ser usados no tratamento incluem medicamentos para conter vômitos (antieméticos), antiácidos, antibióticos prescritos para animais de estimação e anti–helmínticos para combater parasitas.
Em um período de 10 a 14 dias, ocorre a replicação que visa a destruição das células intestinais e das vilosidades. Os sintomas passam a desaparecer em um período de 5 a 10 dias após o aparecimento – quando há sucesso no tratamento.
Sintomas: como saber se o cachorro está com parvovírus?
Antibióticos: a associação de um β-lactâmico (ampicilina ou amoxicilina ou cefalotina ou ceftriaxona) com um aminoglicosídeo (amicacina, gentamicina) ou com o metronidazol oferece ampla cobertura antibiótica.
As chamadas 'carninhas', vendidas em sachets e que são próprias para cães, podem ser oferecidas junto à 'ração seca' para realçar o sabor da comida, mas com moderação. E lembre-se: leite para cachorro não é recomendado.
Tratamento caseiro Caso o profissional oriente, é possível preparar um soro caseiro para oferecer ao cachorro. Esse soro deve ser feito com 1 litro de água mineral, meia colher de chá de bicarbonato, 1 colher de chá de sal, 3 colheres de açúcar e o suco de meio limão.
Após o contato com o vírus, os sintomas costumam aparecer depois de 9 dias e se estendem por aproximadamente duas semanas. Como o vírus ataca o sistema respiratório, os principais sintomas envolvem tosse seca, febre, perda de apetite e aparecimento de secreções no nariz e nos olhos.
Fase de recuperação da Parvovirose Canina Durante a fase de recuperação, os sinais clínicos regridem rapidamente dentro de 5 a 10 dias depois de seu aparecimento. A maioria das mortes provocadas pela parvovirose acontecem 48 a 72 horas após surgirem os primeiros sintomas.
Como já dissemos, a maioria dos casos aparecem em cachorros com idades entre as 6 semanas e os 6 meses de idade, e a doença apresenta taxas de mortalidade bastante elevadas- cerca de 30%.