O que são juros compostos A diferença mais relevante entre os juros simples e composto é o tempo. Nas operações financeiras baseadas em juros simples o tempo não é muito importante, já que o valor final pago será o mesmo, independentemente do prazo.
Sim, é possível. Para períodos fracionários, em que o tempo é inferior a um período de capitalização, o valor dos juros compostos é inferior ao valor dos juros simples, para uma mesma taxa nominal, tempo e capital.
Geralmente, o juro simples é usado em situações de curto prazo. Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de um capital. ... Os juros simples eram utilizados nas situações de curto prazo.
Para calcular os juros simples, basta multiplicar o capital inicial pela taxa de juros e pelo tempo de de aplicação. Já para calcular os juros compostos, o montante final é dado pelo capital inicial que deve ser multiplicado por (1 mais a taxa) elevado ao tempo de investimento.
A fórmula usada para esse cálculo é M = C + J; Taxas de juros: percentual do custo ou remuneração paga pelo uso do dinheiro, dada pela razão entre o juro e o capital (J/C).
Fórmula: Como Calcular o Juros Simples?
O regime de juros compostos é o mais utilizado no mercado por oferecer maior rentabilidade financeira. Essa maior rentabilidade ocorre pelo fato de esse regime de capitalização ser calculado sempre com base no valor do montante do período anterior, o que faz com que o valor final cresça de maneira exponencial.
É simples: rende mais porque são aplicado juros em cima dos juros. Diferente do juro simples, em que a taxa incide somente sobre o capital inicial.
Esse tipo de juros, chamado também de "capitalização acumulada", é muito utilizado nas transações comerciais e financeiras (sejam dívidas, empréstimos ou investimentos). Uma aplicação de R$10.000, no regime de juros compostos, é feita por 3 meses a juros de 10% ao mês.
Quando você faz uma aplicação financeira como o Tesouro Direto e o CDB, por exemplo, é você quem empresta o dinheiro. A boa notícia é que essas aplicações financeiras rendem a juros compostos, ou seja, quanto maior o tempo do empréstimo, maior é o valor dos juros acumulados.