Os peixes da classe Agnatha (a = sem, gnathos = mandíbulas) foram os primeiros do grupo de vertebrados a se diferenciarem, eles pertencem ao filo Chordata e subfilo Craniata ou Vertebrata, atualmente são considerados peixes primitivos em relação aos Condrictes (tubarões e raias) e Osteictes (peixes ósseos), porém em ...
Os agnatos (Agnatha) são classificados como vertebrados, embora não possuam vértebras completamente formadas nem maxilas, apresentando boca circular sugadora. Estes indivíduos, conhecidos também por ciclostomados (Cyclostomata), são representados pelas lampreias e feiticeiras.
Peixe de água doce, com esqueleto cartilaginoso e sem mandíbula. A boca apresenta-se transformada numa ventosa e rodeada por dentículos. Para se alimentar a lampréia fixa a boca no corpo da presa, raspa-lhe a pele e a carne com a língua e os dentes sugando todos os tecidos juntamente com o sangue.
Introdução. Os anfíbios são animais que, em sua maioria, vivem a primeira fase da vida na água, em forma de larva, e a vida adulta na terra, em lugares úmidos ou dentro de corpos d'água, como lagoas. Eles foram os primeiros vertebrados (animais que têm espinha dorsal) a se adaptar à vida terrestre.
Cyclostomata. Os ciclostomados são representados pelas lampreias (Petromyzontida) e feiticeiras (Myxiniformes), que são os únicos grupos viventes de agnatos. Possuem aproximadamente 120 espécies, podendo se distribuir em água doce e salgada.
Nesse grupo estão as lampreias e peixes-bruxa. Os agnatos, ou ciclostomados, são vertebrados aquáticos e primitivos caracterizados pela ausência de mandíbula, o que os diferencia dos demais peixes, e pela presença de uma boca circular sugadora. Esse grupo é representado pelas lampreias e peixes-bruxa.
Os agnatos, ou ciclostomados, são peixes caraterizados principalmente pela ausência de mandíbula e pela boca circular sugadora. Nesse grupo estão as lampreias e peixes-bruxa. Esse grupo é representado pelas lampreias e peixes-bruxa. ...
Os peixes são animais que vivem apenas em ambientes aquáticos e representam o maior grupo de vertebrados que existe. ... Os peixes ósseos e cartilaginosos diferenciam-se dos ágnatos por possuírem mandíbula, recebendo o nome de gnatostomados graças a essa característica.
Os Euchordata dividem-se em dois grupos: Agnatha (sem mandíbulas) e Gnathostomata (com maxilas e mandíbulas na região bucal, além da presença de nadadeiras pares). ... Apresentavam como principal característica a ausência de mandíbulas e maxilas e a ausência de nadadeiras pares.
Os agnatos, ou ciclostomados, são vertebrados aquáticos e primitivos caracterizados pela ausência de mandíbula, o que os diferencia dos demais peixes, e pela presença de uma boca circular sugadora. Esse grupo é representado pelas lampreias e peixes-bruxa.