Termo que provém do grego chorós, que, na Grécia antiga, designava um grupo de dançarinos e cantores usando máscaras que participavam activamente nas festividades religiosas e nas representações teatrais.
Nas origens do teatro grego, o ditirambo (do grego dithýrambos, pelo latim dithyrambu) era um canto coral de caráter apaixonado (alegre ou sombrio), constituído de uma parte narrativa, recitada pelo cantor principal, ou corifeu, e de outra propriamente coral, executada por personagens vestidos de faunos e sátiros, ...
Personagem coletiva composta por um conjunto de atores que cantam ou declamam através de um fragmento lírico a ação. Dentre as muitas funções do coro, as que mais se destacam são: exprimir opiniões, levantar questões sociais e criticar valores morais.
substantivo masculino Autor de tragédias. Etimologia (origem da palavra tragediógrafo).
O corifeu e o coro são elementos fundamentais do teatro grego. Para entreter os participantes das festas bacantes, ajudando a passar o tempo, eram organizadas pequenas encenações, ora dramáticas, ora satíricas, coordenadas por um corifeu.
Os ditirambos eram cantos líricos entoados com o auxílio de fantasias e máscaras. Pouco depois essas manifestações evoluíram para a forma de representação inteiramente cênica, dando origem ao teatro. Fazia parte do teatro grego espetáculos de mímica, dança, música, e recitação de poesias.
b) Qual é a sua função específica na peça para o funcionamento da alegoria? ... Na estrutura da peça, sua função é comentar as falas dos personagens, interpretando de modo genérico seu significado simbólico e cristalizando a alegoria para a plateia.
A palavra teatro tem origem grega e significa "lugar de onde se vê". Através de danças e rituais o homem primitivo já fazia teatro para expressar seus sentimentos, sua fé e para contar histórias sobre a sua vida cotidiana.