O armazenamento de grãos deve ser realizado com algumas exigências. Na lista consta que o local deve ter boa ventilação, piso ou extrato, ser coberto, de preferência com proteção física anti-ratos e devidamente fechado. Os grãos e sementes podem ser extremamente duráveis, mas são também altamente perecíveis.
Silos: unidades armazenadoras de grãos As unidades armazenadoras de grãos são aquelas destinadas a receber a produção de grãos, conservá-los em perfeitas condições e redistribuí-los posteriormente. São os chamados silos e armazéns.
O ideal é que o milho esteja com a umidade em torno de 12%; e a soja, em 11%, isso para longos períodos de armazenamento. Esses cuidados pré-armazenamento ajudam a evitar o desenvolvimento de doenças e perdas na qualidade do produto durante a estocagem, o que impacta o seu preço de venda e o volume colhido.
Os silos são construções destinadas ao armazenamento e conservação de grãos secos, sementes, cereais e forragens verdes. ... Essa escolha depende, naturalmente, dos recursos e importância da propriedade agrícola e da maior ou menor facilidade de obtenção dos materiais para a sua construção.
Os grãos podem ser armazenados em sacarias ou a granel. O silo é construído em alvenaria ou de chapas metálicas na vertical com sistema de aeração forçada. Armazéns graneleiros são construídos na horizontal, dividida em compartimentos, são de custo menor que os silos e geralmente subterrâneas.
Feijão, linhaça, lentilha, arroz, farinha de mandioca, trigo, centeio, côco ralado, amêndoas, cacau em pó e seus amigos devem ser guardados em lugar seco, fresco (longe do calor do fogão e microondas) e no escuro. Se forem comprados a granel, guarde-os em vidros bem fechados.
9 Dicas importantes no armazenamento de sementes de soja
A armazenagem de grãos realizada de forma adequada é um dos manejos primordiais para preservar a qualidade dos alimentos, evitar perdas futuras da safra e proporcionar a oportunidade de antecipar o plantio e a colheita de algumas culturas, possibilitando assim, uma maior competitividade diante o mercado na época de ...
Nos grãos destinados ao armazenamento, devem ser considerados fatores como: integridade biológica, integridade física, estado sanitário, grau de pureza e umidade.
Ela explica as diferenças básicas neste sentido: Silo armazenador: recebe o produto limpo após secagem em secador e recebe aeração quando necessário para uniformizar a umidade e resfriar a massa de grãos; Silo secador: recebe ar natural ou aquecido para secagem dos grãos.