Tibete Lhasa apso/Origem
Considerada uma das mais antigas raças, sua origem data dos idos de 1500, e seu nome vem da capital Lhasa, que em seguida recebeu o complemento apso (que pode designar tanto "ovelha", justamente pela pelagem lanosa, quanto "sentinela de Potala").
Para saber se é um Lhasa Apso, repare se…
Muito simpático, ele adora fazer novos amigos e se divertir O Lhasa Apso é um dos cachorros de pequeno porte preferidos de quem deseja ter um pet em casa, mas mora em ambiente pequeno. Com pelos longos, orelhas finas e latido marcante, ele é um verdadeiro cão de guarda e grande companheiro.
Sim. Como seu próprio nome de origem já diz, o lhasa é o "Cão Leão Sentinela que Ladra", portanto, mesmo quando devidamente socializados, eles vão latir. O que não significa que ele faça isso o tempo todo, mas ele late quando se sente ameaçado. O problema é que, para o lhasa, praticamente tudo pode ser uma ameaça.
O Shih Tzu tem o focinho mais curto, os olhos são redondos, a cabeça também é redonda e a pelagem é sedosa. O Lhasa Apso possui a cabeça mais longa, os olhos são ovais e a pelagem é mais pesada e áspera.
Ambos possuem pelagem longa, porém Shih Tzu tem pelos finos, enquanto a pelagem do Lhasa Apso é mais grossa e áspera. Apesar de existir Shih Tzu branco ou preto, a pelagem unicolor é mais comum no Lhasa Apso. ... O Lhasa Apso possui focinho mais proeminente e olhos menores e mais ovalados.
Como cuidar de um filhote de Lhasa Apso?
Apesar de a média por ninhada ser de 6 crias, isso pode variar em função do fato da mãe ter tamanho pequeno, médio ou grande. Algumas raças apenas parem 1 ou 2 cãozinhos e outras podem chegar a dar à luz 15.