Significado de Metameria substantivo feminino [Zoologia] Segmentação fundamental do corpo, com metâmeros relativamente semelhantes, que caracteriza muitos grupos animais.
Os artrópodes, anelídeos e cordados possuem metameria, mas ainda não se sabe ao certo se essa segmentação evoluiu independente em cada um, ou deriva de um ancestral em comum. Tradicionalmente, a metameria desses três filos foi considerada homóloga, derivada do mesmo ancestral.
Metameria é sinônimo de segmentação corporal, e surge durante o desenvolvimento embrionário. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes, denominados metâmeros), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior.
Muitos animais sofrem o processo de tagmatização na sua evolução. ... A segmentação consiste na divisão longitudinal do corpo em unidades repetitivas (segmentos) que dão origem internamente a compartimentos no celoma separados por septos e condiciona praticamente todos os aspectos da estrutura e funcionamento dos animais.
O sistema excretor dos anelídeos é formado por um par de nefrídeos por segmento. Na maioria dos anelídeos, como as minhocas, observa-se a presença de metanefrídeos, estruturas que coletam o líquido diretamente do celoma do animal.
Os animais artrópodes são celomados, triblásticos, com simetria bilateral, corpo segmentado (metameria) e sistema digestório completo. Na maior parte das espécies, ocorre fusão dos metâmeros para formar certas partes do corpo, chamadas tagmas. ... Nessa região, a metameria dos insetos é mais visível.
Figura celoma A metameria é uma estratégia que permite o aumento do tamanho corporal, pois cada metâmero possui uma réplica dos principais órgãos e estruturas vitais. A metameria confere grande flexibilidade corporal e variedade de movimentos, uma vez que a musculatura de cada segmento pode atuar independentemente.