Segundo o professor, a apropriação e a ressignificação desses elementos pela população local deram origem às manifestações que temos atualmente, na Capital, protagonizadas por diferentes grupos sociais nas mais distintas formas de expressão, como ofícios, celebrações, músicas, danças.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
Partindo das conjecturas de que Cultura/s e Educação são fenômenos coexistentes, de que a diversidade cultural, os conteúdos e formas das culturas locais e regionais, com suas vertentes, também são essenciais nos processos de formação humana, do cuidado com a cidadania.
Nesse sentido, nela se atribuem aspectos religiosos, do cotidiano, lendas ou fatos históricos, e são uma das principais manifestações culturais. Geralmente, as danças e manifestações folclóricas acontecem para se demonstrar gratidão e afeto à cultura, preservando a história de um povo.
Os Festivais Culturais Mais Importantes da Europa para Estudantes
A Bahia é formada por uma mistura de etnias. Da clássica tríade africanos, índios e portugueses a todos que passaram por sua gênese, como holandeses e espanhóis. Na Caminhada Raízes da Bahia, que o Aprovado mostrou sábado, 30, podemos ver os traços dessa miscigenação em várias das manifestações populares.
O conceito de Cultura pode ser feito dizendo que a Cultura são um conjunto de comportamentos, crenças, tradições e costumes de determinado povo, onde ela pode ser passada de geração por geração ou ser assimiladas por cada pessoa de maneira particular.
A diversidade cultural é importante porque o nosso país, os locais de trabalho e as escolas são cada vez mais constituídos por vários grupos culturais, raciais e étnicos. ... Como pessoas de diferentes culturas contribuem com competências linguísticas, novas formas de pensar, novos conhecimentos e diferentes experiências.
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Erótica: poledance, can can, strip-tease, etc.