Em 10 dias de trabalho um trabalhador da indústria têxtil produz o valor equivalente a 50 peças de roupa (1.000 reais, por exemplo). Em um mês de trabalho (22 dias), então, ele teria produzido um valor de 2.200 reais. ... A mais valia, por sua vez, é o valor gerado pelo trabalho excedente.
Para a economia política marxista, o valor do trabalho e o salário recebido pelo trabalhador significa desigualdade. ... O lucro do sistema capitalista é gerado pela relação existente entre a mais-valia e o capital variável, ou seja, os salários dos trabalhadores.
A mais-valia relativa remete para o aumento da produtividade através de processos tecnológicos avançados. Isso significa que novas máquinas melhoram o processo de produção, sendo que é possível produzir mais bens em menos tempo, aumentando o lucro. Desta forma, o salário do trabalhador fica pago em ainda menos dias.
7) Que fase atravessa o capitalismo hoje em dia? R. Os processos de produção estão acelerados, favorecido pela tecnologia, as fábricas hoje precisam de um menor número de operários a cada dia que passa. Como consequência, o desemprego vem tendo um aumento constante em parâmetro mundial.
Já a mais-valia absoluta consiste na intensificação do ritmo de trabalho como medida de ampliação da margem de lucro do proprietário dos meios de produção, através de uma série de controles impostos aos operários, que incluem da mais severa vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva até a cronometragem e ...
Conceito de origem marxista, a força de trabalho representa as capacidades físicas e outras a desenvolver pelos indivíduos nos diversos processos de trabalho. Estes indivíduos, agentes dos processos de trabalho, são dotados de capacidades técnicas e de métodos que lhes permitem operar as ferramentas e os equipamentos.