Dias depois, ao encontrá-lo, a onça perguntou: "pois é compadre, esse pulo você não me ensinou." E o gato, muito astuto: "Pois é comadre, é ele que me mantém vivo!" Em jeito de moral da história depreende-se que nem sempre o chefe ensina tudo ao aprendiz, há que manter alguns segredos do ofício pois não se pode abrir o ...
"Quem conta um conto, aumenta um ponto". Para fugir da repressão que poderia haver por parte de quem fosse criticado, os autores usavam, muitas vezes, animais como personagens de suas histórias. ... A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.
Fábulas são narrativas curtas, normalmente protagonizadas por animais ou objetos que assumem comportamentos e características do ser humano. O gênero é bastante popular na literatura infantil.
Expressão usada para se referir a um segredo, truque ou explicação do sucesso ou da solução de alguma coisa. O pulo do gato pode significar alguma ação, característica ou experiência que faz uma pessoa se destacar em meio às outras.
O Pulo do GatoCriador(es)Bráulio PedrosoPaís de origemBrasilIdioma originalportuguêsProdução
As fábulas em geral indicam uma história que quer ensinar ao leitor uma lição. A moral serve para resumir essa lição, seria um breve resumo do que a história quer ensinar.
A fábula na literatura infantil A fábula é um gênero narrativo bastante utilizado na literatura infantil. Por se tratar um narrativa didática, elas são passadas por pais, por professores, estão em livros, em peças de teatro, em filmes, entre outros.