Ao longo do livro, o pequeno príncipe narra suas aventuras ao protagonista, que percebe como as pessoas deixam de dar valor às pequenas coisas da vida a medida que vão crescendo. "O Pequeno Príncipe" traz uma mensagem universal de amor e fé, e um resgate interior.
As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes. ... O autor sugere que a solidão é um sentimento gerado quando as pessoas colocam barreiras (muros) entre elas. E que se ao invés disso, fossem criadas possibilidades de diálogos sinceros (pontes), muitas pessoas seriam menos solitárias.
O Pequeno Príncipe foi publicado em 6 de abril de 1943 apresentando aos seus leitores o pequeno herói da obra mais famosa do autor Antoine de Saint-Exupéry. O livro conta a história de um piloto que, após derrubar seu avião no deserto do Saara, encontra um garotinho conhecido pelos leitores como o Pequeno Príncipe.
O que eu aprendi com o Pequeno príncipe é que nós adultos podemos levar uma vida sem egoismo, com menos vaidade , sem mentiras, ciumes, com muito perdão e um olhar atento ao outro, porque de fato tudo o que temos é o agora , o amanhã é tão incerto que não nos damos conta do valor das pequenas coisas que nos cercam e da ...
O final da vida de Saint-Exupéry é tão misterioso quanto o fim de O Pequeno Príncipe. Depois de voltar à força aérea francesa, em uma missão de reconhecimento em 1944, seu avião desapareceu e ele nunca mais foi visto. Não se sabe se ele foi abatido por um inimigo ou caiu, e o corpo do autor nunca foi recuperado.
O Pequeno Príncipe retornou para sua casa com a picada da serpente, para cuidar da sua flor, mas deixou com o Piloto a certeza de que sempre que ele olhasse para as estrelas, escutaria a doce risada do garoto. O Piloto consertou seu avião e também retornou para casa.
A raposa responde que cativar significa criar laços, passar a ter necessidade do outro, e exemplifica: "Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.
O Pequeno Príncipe pensava que sua rosa era única e preciosa, então ele passa a achar que ela não tem mais tanto valor assim. Mas é a raposa quem lhe esclarece os fatos: a rosa para ele é e será sempre especial porque ele a amou e a nutriu.
O Pequeno Príncipe vem do planeta Asteroide B612, onde vive sozinho, apenas com três vulcões, algumas mudas de baobás e uma rosa. Ele viaja por 6 planetas diferentes até chegar a Terra para entender o "sentido das coisas".
O Pequeno Príncipe foi escrito nos Estados Unidos Publicado pela primeira vez em 1943, O Pequeno Príncipe foi lançado em francês e inglês, mas apenas nos Estados Unidos. Devido às visões políticas o autor, sua obra só foi disponibilizada em sua terra natal após a libertação da França ao final da Guerra.