O estudo dos microrganismos contribuiu positivamente para o desenvolvimento da humanidade. A partir da descoberta das causas e formas de transmissão das doenças, além dos métodos preventivos como vacinas, medicamentos e soros, por exemplo, foi possível aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos seres humanos.
Assim, os microrganismos, são encontrados em três dos cinco reinos: Reino Monera (bactérias e cianobactérias), Reino Protista (algas microscópicas e os protozoários) e Reino Fungi (leveduras e bolores).
A média salarial para Microbiologista no Brasil é de R$ 2.912,00. A formação mais comum é de Graduação em Ciências Biológicas.
A Bacteriologia é a especialidade da biologia que estuda a morfologia, ecologia, genética e bioquímica das bactérias bem como outros muitos aspectos relacionados com elas.
Os microbiologistas médicos pesquisam o papel dos microrganismos nas doenças humanas e buscam meios de prevenir e curar tais doenças.
Uma área fundamental da microbiologia farmacêutica é o controle de qualidade, pelo estudo dos microrganismos contaminantes, associados à produção de produtos farmacêuticos, uma vez que, a contaminação microbiológica torna-se um problema quando resulta em efeitos indesejáveis quando da utilização desses produtos.
Os microrganismos são encontrados em quase todos os habitats presentes na natureza, incluindo ambientes hostis como os pólos Norte e Sul, desertos, gêiseres e rochas. Eles também incluem todos os microrganismos marinhos dos oceanos e do fundo do mar.
A microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética.
O profissional em Microbiologia é o Biologista, biólogo, biomédico ou biotecnólogo, e é ele que classifica e determina a ação de cada micro-organismo em exames e ajudam médicos e pacientes a fecharem diagnósticos e obter tratamento adequado.
O profissional habilitado em microbiologia pode trabalhar em diferentes locais como hospitais, indústrias de alimentos, laboratórios de análises clínicas, entre outros.