Referencial, movimento, repouso e trajetória são conceitos básicos de Cinemática, parte da Física que estuda os movimentos. A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens.
Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante.
→ Ponto material: É todo corpo cujas dimensões podem ser desprezadas em relação às distâncias envolvidas. Alguns exemplos: A Terra movendo-se em torno do Sol; um caminhão que viaja entre duas cidades distantes; uma balsa que se move ao longo de um rio etc.
O movimento está presente de várias formas no nosso cotidiano, desde uma simples formiga se movendo até o movimento complexo da Terra. A área da física que estuda os movimentos dos corpos é conhecida como cinemática.
A cinemática é um dos estudos da mecânica vista na Física Clássica. O conjunto de posições sucessivas ocupadas por um móvel no decorrer do tempo pode ser chamado de trajetória. ... O caminho descrito pelo móvel também caracteriza esse conceito.
Cinemática é o ramo da mecânica que estuda o movimento dos corpos sem levar em conta a origem do movimento, que é assunto da dinâmica.
A Mecânica é a área da Física que estuda os movimentos. Esse campo de estudo se divide em três áreas: mecânica clássica, que estuda os movimentos do cotidiano; mecânica relativista, analisa os corpos com velocidades próximas da luz; e mecânica quântica, que se dedica a estudar os movimento dentro do átomo.
Ponto material É todo corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação a um dado referencial. Exemplo: um transatlântico atravessando o Oceano Pacífico torna-se uma partícula quando comparado à dimensão do oceano.
Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial.