O etileno é um hormônio gasoso que atua principalmente no amadurecimento de frutos e é bastante utilizado na agricultura. As plantas, assim como os animais, produzem substâncias químicas denominadas de hormônios.
Significado de Etileno substantivo masculino Hidrocarboneto gasoso incolor (C2H4), levemente cheiroso, que se obtém desidratando o álcool por meio do ácido sulfúrico (densidade: 0,97).
Quebra das moléculas de clorofila: O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde. Após esta reação, dependendo do fruto, a coloração fica avermelhada ou amarelada.
Esse polímero é o plástico mais usado atualmente, sendo usado na fabricação de objetos domésticos, garrafas, brinquedos, cortinas, sacolas, revestimentos de fios, cabos, tubos, embalagens de produtos farmacêuticos, películas plásticas e folhas de embalagens de alimentos.
A produção de etileno é estimulada por altas concentrações do hormônio vegetal chamado auxina, além de calor e danos, como cortes.
O etileno, um hormônio vegetal (fitormônio) gasoso e incolor, é produzido por diversos órgãos vegetais e distribuído pela planta por difusão a partir do local onde é produzido. Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.
Composto orgânico Alceno Etileno/Classificação
É um gás incolor, odor etéreo, levemente adocicado que liquefaz a -103°C e solidifica a -169°C, sendo o composto químico de maior utilização no setor químico industrial.
Basicamente, o etileno desencadeia a produção de algumas enzimas que provocam reações de amadurecimento das frutas, como é o caso da reação conhecida como hidrólise do amido. Nessa reação, o amido que está dentro do fruto verde tem a sua molécula "quebrada", produzindo açúcares, por isso a fruta fica mais doce.
O inibidor da ação do etileno 1-MCP (1-metilciclopropeno) efetivamente reduz a produção de etileno, retarda a maturação e estende a vida pós-colheita de inúmeras espécies de frutos climatéricos (Blankenship & Dole, 2003).