O estigma relacionado à doença mental é pernicioso e gera preconceito e discriminação. Envolve a pessoa que sofre do transtorno psiquiátrico, seus familiares, a medicação e outras formas de tratamento, as instituições onde o tratamento é realizado e onde a equipe.
Quais são as doenças mentais na sociedade brasileira?
Mesmo antes da pandemia de Covid-19, o Brasil já liderava alguns rankings de transtornos mentais. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) colocam o país na primeira posição em prevalência de ansiedade, com mais de 18 milhões de pessoas sofrendo do problema. Isso equivale a 9,3% da população brasileira.
Quais os tipos de estigmas existentes e qual o estigma que mais afeta o doente mental?
O Estigma relacionado com a doença mental provém do medo do desconhecido, dum conjunto de falsas crenças que origina a falta de conhecimento e compreensão....Há três principais tipos de perturbações ansiosas:
Fobias.
Perturbação de Pânico.
Perturbação Obsessivo-Compulsiva.
Qual é o significado do estigma?
Simplesmente é isolado do convívio e, por vezes, confinado, gerando consequências sociais e econômicas — é a marca social, a cicatriz, o estigma. Do grego, a palavra "estigma" significa picada, feita com ferro em brasa no braço dos escravos, marginais e criminosos, representava a desgraça social.
Qual o conceito de estigma social?
Este estigma ajudava a identificar na sociedade qual indivíduo era dotado de má reputação ou que havia cometido alguma espécie de crime. No estudos da sociologia, o conceito de estigma social está relacionado com as características particulares de um grupo ou indivíduo que seguem o oposto das normais culturais tradicionais de uma sociedade.
Por que não é considerado um estigma para determinada sociedade?
Ou seja, tudo o que não é considerado um padrão cultural social é tido como um estigma para aquela sociedade. Por exemplo, durante alguns anos os doentes mentais, negros, homossexuais e membros de algumas doutrinas religiosas, como os judeus, eram considerados estigmas para determinadas sociedades.
Por que os doentes são considerados estigmas?
Por exemplo, durante alguns anos os doentes mentais, negros, homossexuais e membros de algumas doutrinas religiosas, como os judeus, eram considerados estigmas para determinadas sociedades. O estigma social, para muitos estudiosos, ajuda a provocar a criminalização de alguns grupos excluídos socialmente.