Diagramas de classes estão entre os tipos mais úteis de diagramas UML pois mapeiam de forma clara a estrutura de um determinado sistema ao modelar suas classes, seus atributos, operações e relações entre objetos.
Os diagramas de objetos (instâncias) cobrem um conjunto de instâncias dos itens encontrados nos diagramas de classes. O diagrama de objeto, portanto, expressa a parte estática de uma interação, composta pelos objetos que colaboram entre si, mas sem qualquer uma das mensagens passadas entre eles.
Os símbolos de diagrama de classe UML pré-desenhados representam classe, classe de modelo, objeto, item, pacote, interface, dependência, composição e associação, etc. Esses símbolos ajudam a criar diagramas e documentação precisos.
Este tipo de associação ocorre quando existe um relacionamento de uma classe para consigo mesma. A associação chamada Chefia indica uma possível relação entre uma ou mais instâncias da classe Funcionário com outras instâncias da própria classe Funcionário. ...
Diagrama de Casos de Uso. Esse diagrama documenta o que o sistema faz do ponto de vista do usuário. Em outras palavras, ele descreve as principais funcionalidades do sistema e a interação dessas funcionalidades com os usuários do mesmo sistema.
O diagrama de sequência é uma solução dinâmica de modelagem em UML bastante usada porque incide especificamente sobre linhas da vida, ou os processos e objetos que vivem simultaneamente, e as mensagens trocadas entre eles para desempenhar uma função antes do término da linha da vida.
Em termos de estrutura, o diagrama de classes se apresenta de maneira que a forma da classe em si consiste em um retângulo com três linhas. A linha superior contém o nome da classe, a linha do meio, os atributos da classe e a linha inferior expressa os métodos ou operações que a classe pode utilizar.
Em modelagem UML, interfaces são elementos do modelo que definem conjuntos de operações que outros elementos do modelo, como classes ou componentes devem implementar. Um elemento de modelo de execução realiza uma interface pela substituição de cada um dos operandos que a interface declara.
Nos modelos UML, uma associação é um relacionamento entre dois classificadores, como classes ou casos de uso, que descreve as razões para o relacionamento e as regras que o regem. Uma associação representa um relacionamento estrutural que conecta dois classificadores.