A origem do bolo de casamento remonta à Roma Antiga, quando eram utilizados pães de trigo e sal durante a cerimônia. O noivo comia meio bolo, partia metade na cabeça da noiva e os convidados comiam as migalhas. Esse ato simbolizava o rompimento da virgindade, o domínio masculino e a fertilidade.
O corte do bolo é simples a noiva deve segurar a espátula e o noivo colocar sua mão sobre a dela. O corte do bolo é a primeira partilha do casal. Assim, esse ato tem o significado de partilhar o futuro e de sempre se doar um para o outro.
A professora de pâtisserie Cristianne Barros explica que o bolo típico dos casamentos pernambucanos é uma releitura da receita trazida para o estado pelos colonizadores ingleses. "Acredita-se que este bolo surgiu de uma adaptação do bolo de origem britânica, com a colonização dos ingleses em Pernambuco.
Para atrair sorte e prosperidade, os noivos devem cortar o bolo juntos e de baixo para cima. Ainda, para completar a tradição, os noivos devem dividir o primeiro pedaço, para garantirem uma vida de partilha e muita união.
O primeiro bolo de casamento doce de que se tem notícia é conhecido como Banbury Cake, que se tornou popular em 1655. A cor branca tem sido associada às cerimônias de casamento, desde a era Vitoriana, quando a Rainha Victoria optou por usar um vestido de casamento branco em seu enlace com o Príncipe Albert, em 1840.
Origem da tradição Vocês já devem saber que o bolo representa a prosperidade do casal. E por isso, no século XIX, quando os bolos com várias camadas caíram no gosto dos noivos, começou a criar-se o costume de congelar a parte superior, onde ficam os novinhos do bolo de casamento.
Mas existe um momento ideal para o corte do bolo? A etiqueta diz que independente do estilo da sua festa, seja o naked cake para a decoração de casamento rústico ou o tradicional bolo de pasta americano, eles devem ser cortados após a refeição ou coquetel de recepção, caso tenha optado por um menu finger food.
O certo é servir o bolo quando os noivos entrarem na festa, brindarem, tirarem as fotos e comerem a primeira fatia. Ele pode ser servido ao longo da festa, uma vez que muitos convidados querem provar o bolo e seguir para outro destino.
Inglaterra O topo de bolo foi visto pela primeira vez na Inglaterra, no ano de 1840 no casamento da Rainha Vitória e do Príncipe Albert, quando eles resolveram trocar os tradicionais enfeites por uma réplica deles sobre o bolo, simbolizando o amor e a união do casal, surgindo então, o topo de bolo.
1. Primeiro, você deve fazer um corte reto e central no bolo - dividindo-o ao meio, formando dois semicírculos iguais; 2. Em seguida, faça outro corte paralelo ao primeiro, medindo a distância de 1 cm entre um e outro.