O controller ou gerente de controladoria é um profissional fundamental na gestão das grandes empresas. A ele recai a responsabilidade de coordenar os processos de gestão econômica, financeira e patrimonial, realizando um estudo tanto do ambiente interno como do externo.
Isso porque, se a sua colaboração é fundamental para um planejamento estratégico empresarial eficiente, espera-se que o controller tenha uma visão sistêmica e abrangente de negócios, a fim de subsidiar, com competência e foco em resultados, as decisões dos gestores a curto, médio e longo prazo.
O controller deve exercer as funções de planejamento, controle, orçamento, custos, análise financeira e contábil, saber trabalhar em equipe, ter liderança e visão global, ser proativo, ter visão empresarial e boa comunicação para melhorar o desempenho do próprio profissional de controladoria (Duque, 2011).
Eles têm que acompanhar tanta informação — muitas vezes em planilhas complexas — que uma organização detalhista e metódica é vital para tais profissionais. Além disso, o Controller deve ser capaz de retransmitir informações difíceis e densas para a alta administração de forma precisa e fácil de entender.
Planeja, organiza e desenvolve planos econômico-financeiros e analisa informações contábeis e indicadores de performance para acompanhar projeções de faturamento, reduzir perdas e aumentar o lucro. Participa na definição de diretrizes em alinhamento ao planejamento estratégico da empresa.
O Controller tem em sua responsabilidade todo controle orçamentário, planejamento, estrutura de dados e informação para tomadas de decisão.
Controller é o responsável por apresentar os dados contábeis aos gestores, qualificando a tomada de decisão na empresa. Exercendo uma das áreas mais promissoras no mercado atualmente, o controller é responsável pelo planejamento contábil e fiscal de uma empresa.
O controller é um profissional com visão crítica 100% orientada à otimização de resultados. E ele consegue isso justamente porque muito além de trabalhar com números, tem a capacidade de traduzi-los de maneira que seja compreensível para quem não é da área de finanças.
Por ser uma posição analítica na empresa, exige que o profissional tenha amplo conhecimento de conceitos de contabilidade e negócios. Além disso, experiência em auditoria contábil e financeira pode aprimorar mais ainda as habilidades técnicas de um Gerente de Controladoria.
Corroborando, Roehl-Anderson e Bragg (1996) descrevem que as qualificações do controller podem incluir uma excelente capacidade técnica em contabilidade e finanças, incluindo um grande entendimento e conhecimento dos princípios contábeis.