A criptografia tem dois propósitos principais: impedir que dados armazenados sejam lidos e permitir que dados sejam transmitidos de forma segura por um canal inseguro. Isso significa manter a confidencialidade, integridade e identidade desses dados.
Criptografia é um sistema de algoritmos matemáticos que codificam dados do usuário para que só o destinatário possa ler. Por mais simples que possa parecer, a matemática e os passos adicionais podem se tornar difíceis para os principiantes.
O processo da criptografia de dados se baseia no uso de algoritmos matemáticos para "embaralhar as mensagens" e criar códigos indecifráveis, a menos para quem tenha a chave de acesso. ... a simétrica ou criptografia de chave secreta ou privada — que utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar a mensagem.
Criptografia é uma ciência secular que utiliza a cifragem dos dados para embaralhar as informações de forma que apenas os que detém a chave para decriptografar os dados tenham acesso à informação original. Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem.
Quando devemos utilizar a criptografia? De um modo geral, existem duas circunstâncias nas quais devemos usar a criptografia: quando os dados estão "em trânsito" ou quando estão "em repouso".
A criptografia de arquivos ajuda a proteger seus dados criptografando-os. Somente alguém com a chave de criptografia correta (como uma senha) pode descriptografá-los. ... Selecione o botão Avançado e marque a caixa de seleção Criptografar o conteúdo para proteger os dados.
É bem fácil! Você pode pensar em várias maneiras de criptografar suas mensagens, como escrever tudo de trás pra frente, substituir todas as letras da palavra pela letra que vem antes dela no alfabeto (como o A é a primeira letra, colocamos o Z no lugar dela). Você pode também criar o seu próprio código.
Esse recurso é amplamente utilizado com o intuito de evitar invasões de pessoas mal-intencionadas às mensagens e arquivos salvos em diferentes formatos. A criptografia também é eficiente para impossibilitar o roubo de dados ou de senhas que circulam em dispositivos computacionais com acesso à Internet.